Urologia Oncológica

A Urologia Oncológica ou Uro-Oncologia é a área de atuação do urologista relacionada à abordagem clínica e cirúrgica de neoplasias genito-urinárias, representadas em sua maioria pelos cânceres de próstata, bexiga, rim e ureter, testículos, pênis e glândulas adrenais. Estes tumores encontram-se entre os mais comumente diagnosticados atualmente e apresentam recente aumento na eficácia dos seus respectivos tratamentos devido a importantes avanços relacionados a sua abordagem e tratamento, associados ao benefício cada vez mais comum da prática de envolvimento multidisciplinar.

Um grande exemplo desta nova realizada é o câncer de próstata, que apesar de ainda representar o tumor mais comumente diagnosticado no sexo masculino no Brasil, vem apresentando taxas de mortalidade cada vez menores, devido a praticas de rastreamentos e avanços no diagnóstico, imagem, biologia molecular e tratamento, em todas suas fases de evolução.

Em relação ao tratamento cirúrgico, as técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia, endourologia, a cirurgia assistida por robótica podem ser utilizadas para manejo de cânceres urológicos passíveis de tratamento cirúrgico.

PATOLOGIAS

O câncer é resultado do crescimento anormal e descontrolado das células de um determinado órgão, associado à capacidade de estender da região de origem e invadir outras partes do organismo (metástases). A renovação das células é um processo natural do corpo humano. Tal processo é fundamental para a manutenção da saúde e vitalidade dos órgãos. Cada célula tem determinado tempo de vida, sendo substituída por outra periodicamente.

A morte das células ocorre por meio de um mecanismo programado chamado de apoptose. No câncer, porém, as células multiplicam-se de maneira exagerada e deixam de morrer por apoptose; tudo isso ocorre como consequência de alterações do DNA das células tumorais (por exemplo, as mutações). Com isso, elas passam a crescer desordenadamente e tornam-se “imortais”.

Clique nos ícones abaixo e conheça mais sobre cada patologia